quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Efeitos com Lápis de cor

     
       O 6º ano da Escola Cônego João Reitz, está aprendendo na aula de Arte, técnicas de desenho. Depois de exercitar com lápis 2b e 6b, é hora de aprender a colorir! 
      Os sombreados, degradês e luminosidades, nem sempre são tão fáceis de ensinar. E uma boa maneira é a observação. O aluno percebe as nuances das cores, suas diversas tonalidades, e assim, efeitos como profundidade, volume e textura são alcançados. 
Este é um exemplo de primeiro exercício a ser feito. Resolvi registrar os passos para que facilite a observação dos educandos. 



1º Logo após o desenho com lápis, os primeiros traços são feitos, contornando levemente a forma com apenas uma cor.


2º Um tom mais claro de verde, vai trazer efeito de naturalidade ao desenho. Fazendo linhas orgânicas e deixando alguns espaços em branco.


3º Reforce as linhas de tons mais escuro, e os espaços que ficaram em branco, podem ser preenchidos com o amarelo. Ele dará o efeito de luminosidade. Escolha sempre um lado do desenho para iluminar (direção da luz).


4º Para acabamento da folha, reforce os tons escuros com o lápis de cor preto. Com cuidado para que não fique marcado.

 

5º A flor pode ser da cor de sua preferência, Observe os lados que ficam mais escuros e aquele que terão luminosidade. Os traços são circulares para que a textura da pétala fique mais suave.


6º Com um tom mais claro do lápis de cor, faça traços suaves em direção ao centro da pétala.


7º Escolha um tom de lápis mais escuro e reforce as áreas de sombra. Fazendo pequenos contornos.


8º Para finalizar, o lápis preto dará uma vida ao desenho, reforce as áreas mais escuras, com cuidado para que não fique marcado. Com o lápis branco, faça traços circulares nas áreas de iluminação. 

O resultado de um bom desenho vai depender de dedicação e prática, então exercite seus traços!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário